segunda-feira, 9 de junho de 2014

A ARTE DOS IORUBÁS

    Os iorubas de Ifé e Benin são reconhecidos por suas excepcionais esculturas em bronze e terracota. Em Ifé, por exemplo, essas obras eram, em sua maioria, representações de cabeças de governantes e nobres. Segundo estudiosos, as esculturas de Ifé tem uma estreita ligação com a arte da antiga cultura nok.


    Poucas civilizações na África Subsariana são tão famosas pela sua arte e a sua cultura como a de Ife, antigo reino e terra natal do povo yoruba na Nigéria.

    Os seus artistas criaram uma obra escultórica única, que se conta entre as esteticamente mais prodigiosas e tecnicamente mais aprimoradas do continente negro.


    Técnica e visualmente, as obras de arte da antiga Ife contam-se entre as mais importantes do mundo. Incluem cabeças de tamanho natural e figuras humanas em terracota e bronze, vasos de cobre quase puro – uma façanha que, segundo os peritos, Gregos, Romanos e Chineses nunca conseguiram levar a cabo –, esculturas de quartzo e granito, peças em cobre, pedra e cristal, e também miniaturas de deliciosas representações de animais domésticos e selvagens em terracota e pedra, exemplares dos monumentais menires de granito, expressivas caricaturas de anciãos, figurações de doenças atrozes, monstruosas configurações imaginárias e vívidas figuras de animais.

    Trata-se de objetos de grande força visual, complexidade icónica e variedade de formas, que revelam a extraordinária mestria criativa e técnica dos artistas e o gosto dos mecenas e cidadãos de Ife.

    A sofisticação alia-se à audácia tecnológica e às notáveis qualidades estéticas e o resultado é uma visão do brilhantismo da civilização Ife, que possibilita a compreensão de preocupações culturais e da profunda importância da arte como testemunho histórico.

    A música e a dança sempre foram uma importante parte da cultura iorubá para aqueles que vivem na Nigéria bem como na diáspora. Iorubá música e dança são usadas para muitas ocasiões diferentes na vida tais como festas religiosas, ocasiões reais, e entretenimento. Iorubá música tradicional centra-se em ioruba divindade. Bateria e canto são os principais elementos de música iorubá. Instrumentos como sinos de metal e instrumentos de sopro são usados ​​às vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário